Programa CarboNO
Entenda o conceito MadeiraUrbana    |    Serviços    |    Móveis    |    Contatos    |    Parceiros
O Que é     ·     Origem das Madeiras     ·     Rastreabilidade     ·     Estoque de Carbono     ·     Plantio de Arvores
A marca MadeiraUrbana® está atrelada a primazia na execução de serviços de manejo arbóreo, como podas, cortes, transplantes, plantio de arvores e também na utilização e rastreabilidade dos resíduos provenientes destas atividades para confecção de moveis e peças de design com Madeira.

O uso da MadeiraUrbana® demonstra respeito a historia das arvores que permanecem vivas na forma de peças de design certificadas ou são utilizadas como biomassa, servindo assim como fonte de energia renovável.

Ao usar produtos madeireiros certificados contribuímos para a redução das emissões de Co2 na atmosfera.

Inserindo no site o código dos produtos rastreados MadeiraUrbana® é possível conhecer a origem da madeira, como também a quantidade de carbono retirado da atmosfera durante o crescimento da arvore, que se encontra neutralizado na madeira utilizada.

Para cada 1 m³ de MadeiraUrbana® transformada em moveis é plantada uma nova arvore na arborização urbana dos municípios parceiros do Programa. Para cada 50 m³de MadeiraUrbana® transformada em biomassa é plantada uma nova arvore na arborização urbana dos municípios parceiros do Programa. Este é nosso conceito de Manejo Florestal Urbano.

Tendo em vista os atuais problemas ambientais provenientes da geração de resíduos e também das emissões de CO2, os municípios parceiros do programa MadeiraUrbana®, demonstram comprometimento com o desenvolvimento sustentável.

As madeiras do Programa MadeiraUrbana® podem ter duas origens:

» MADEIRAS DE REUSO E MADEIRAS REDESCOBERTAS

Madeiras processadas provenientes de demolição ou descartes.
Toras de arvores, caídas naturalmente, abandonadas em lugares diversos.
Estes produtos possuem laudo e histórico confirmando sua espécie e sua origem. Para o transporte e estocagem da madeira é obtido autorização nos órgãos ambientais competentes.

» MADEIRAS PROVENIENTES DE QUEDA OU CORTE DE ARVORES NOS PROCEDIMENTOS DE MANEJO DA PAISAGEM URBANA OU RURAL

Madeiras em toras, galhos ou pranchas provenientes de quedas ou corte autorizado de arvores no manejo rural ou urbano. Para participar do programa estes produtos possuem histórico constando autorização de corte . Para o transporte e estocagem da madeira é obtido autorização nos órgãos ambientais competentes. Todos os documentos são aditados pelo programa.
As autorizações de corte, os pátios de estocagem as oficinas parceiras são cadastrados no sistema. Os moveis, peças e sub-produtos fabricados com as madeiras provenientes do Programa MadeiraUrbana® possuem um código que permite ao consumidor rastrear o histórico das madeiras utilizadas em sua peça ou produto e também as arvores plantadas na arborização no comprometimento com o Manejo Florestal Urbano (Somente plantando arvores podemos garantir que sempre teremos arvores em nossas cidade).
Quando uma arvore cresce, através da fotossíntese, retira (CO2) gás carbônico da atmosfera e o transforma em (C) carbono em estado sólido formando assim suas folhas, galhos, troncos e raízes. O selo Madeira Urbana indica a quantidade de (CO2) equivalente em madeira estocado na peça certificada, os cálculos para aferir este valor baseiam se no volume, no peso e na densidade do material lenhoso utilizado. Cada tipo de madeira tem uma capacidade diferente para fixar carbono, quanto mais densa maior o estoque de (CO2) por m3.  Outra forma de entender este processo é pensando no processo contrário durante a queima de um pedaço de madeira, no processo de combustão o carbono é liberado na atmosfera e se junta ao oxigênio formando o (CO2). Ou seja, o que era sólido volta ao estado gasoso através da combustão.
Para cada 1 m³ de MadeiraUrbana® transformada em moveis nos plantamos uma nova arvore na arborização urbana dos municípios parceiros do Programa. Para cada 50 m³de MadeiraUrbana® transformada em biomassa é plantada uma nova arvore na arborização urbana dos municípios parceiros do Programa. Este é nosso conceito de Manejo Florestal Urbano.

Cada produto possui um código de rastreamento que permite identificar, alem do histórico da madeira e da quantidade de CO2 equivalente fixado, onde foi plantada a arvore de reposição.

Veja no mapa abaixo as arvores que o MadeiraUrbana® já plantou com os respectivos códigos das peças compensadas.
Poda de Árvores    ·    Corte de Árvores    ·    Transplante de Árvores    ·    Plantio de Árvores

Executamos em parceria com a CBFT - Cia Brasileira de Florestas Tropicais, as atividades de Manejo Arbóreo listada acima. Possuímos equipes especializadas em poda, corte, transplante e plantio de arvores. Trabalhamos com o mesmo capricho que fabricamos nossos móveis. O respeito às arvores, e suas historias, se refletem em nossa missão, de reaproveitar ao máximo os resíduos provenientes dos processos de manejo arbóreo e de, sempre repor as arvores que apresentem necessidade de corte, garantindo assim a sustentabilidade da arborização nas cidades.

Contrate nossos serviços, atendemos a Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas e outras cidades do estado de São Paulo.
Email: atendimento@madeiraurbana.com.br
Telefone: (19) 3579-9197
Você pode comprar nossos móveis em nosso site através do showroom virtual, ou enviando sua demanda ou projeto para nossa equipe. Atendimento especial para arquitetos.
Os móveis feitos com a MadeiraUrbana são exclusivos, as caracteristicas de cada madeira utilizada são unicas, não existem peças iguais, e este é o nosso diferencial.

Mesas   ·   Bancos   ·   Objetos   ·   Aparadores
Email: atendimento@madeiraurbana.com.br
Endereço: Pátio de Madeiras - Sitio Arboreto Santa Mônica - SP - 81 Km 11,3, Joaquim Egidio, Campinas, SP.
Endereço: Escritório (CBFT Consultoria Ambiental) - Dr. António de Castro Prado, 370, Taquaral, Campinas, SP
Fone: 19-3579-9197
Galpão Contemporaneo   ·   Eletta Mobili   ·   Modelo Móveis   ·   Arquitetura + Sustentável   ·   Marcenaria São Thiago


Telefone: (19) 3579-9197